v Grupo Clássico da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM)
Direção Artística : Solange Gameiro
Maitre e ensaiador: Samy Passos
Criado em fevereiro de 2005 para dar oportunidade aos alunos mais adiantados da EDTAM. Desde então vem sempre participando de festivais pelo Brasil como:Festival de Dança de Joinville- SC, Passo de Arte Norte Nordeste-Fortaleza-CE, Passo de Arte Internacional de Indaiatuba-SP, Youth America Grand Prix
- Nova Iorque - USA
Apresentamos:
Jewell
Coreografia: Samy Passos
Bailarina: Wannessa Nascimento
Mercador
Coreografia: Marius Petipa
Ensaiador: Samy Passos
Bailarino: Carlos Pereira
Pas de Deux - O Corsário
Coreografia:: Marius Petipa
Ensaiador: Samy Passos
Bailarinos: Samy Passos e Meyriane Gonçalves
Maitre e ensaiador: Samy Passos
Criado em fevereiro de 2005 para dar oportunidade aos alunos mais adiantados da EDTAM. Desde então vem sempre participando de festivais pelo Brasil como:Festival de Dança de Joinville- SC, Passo de Arte Norte Nordeste-Fortaleza-CE, Passo de Arte Internacional de Indaiatuba-SP, Youth America Grand Prix
- Nova Iorque - USA
Apresentamos:
Jewell
Coreografia: Samy Passos
Bailarina: Wannessa Nascimento
Mercador
Coreografia: Marius Petipa
Ensaiador: Samy Passos
Bailarino: Carlos Pereira
Pas de Deux - O Corsário
Coreografia:: Marius Petipa
Ensaiador: Samy Passos
Bailarinos: Samy Passos e Meyriane Gonçalves
O Professor de dança Fabiano Evangelista mais conhecido como Fabian Zouk, dança há quinze anos e profissionalmente há dez anos sua especialidade é Dança de Salão, Fabian Zouk foi professor de algumas academias de dança como Evidance, High Fit entre outras. È praticante de Ritmos Latinos, Tango, Jazz, Danças Culturais, Aeróbicas, Swingueira, Axé e Balé.
Fará uma apresentação de zouk no dança em conexão com Sara Keila.
v CIA XAMÃ
Com núcleos em dois estados brasileiros, a Companhia Xamã Tribal desenvolve, desde 2006, trabalhos de pesquisa para composição coreográfica, formação de corpo de baile e estudos sobre a Dança Étnica Contemporânea, conhecida como Tribal Fusion Bellydance.
O Tribal Fusion trata-se de uma fusão de movimentos extraídos de danças de etnias diversas, como por ex. a indiana, a flamenca, a egípcia, o afro, etc.
O Tribal Fusion trata-se de uma fusão de movimentos extraídos de danças de etnias diversas, como por ex. a indiana, a flamenca, a egípcia, o afro, etc.
A Companhia Xamã Tribal desenvolveu um estilo próprio dentro do estilo Tribal, fundamentado por um trabalho intenso de pesquisa.
As danças afro-nordestinas como a Dança dos Orixás, o Caboclinho, o Cavalo Marinho, etc., são fonte de estudo e delas adotam muitos movimentos, adaptando-os e remodelando-os para o estilo Tribal.
O Teatro Burlesco e sua sensual irreverência também foi fortemente estudado pela companhia servindo de inspiração para suas coreógrafas, o que gerou mais um "estilo dentro do estilo", denominado pela Cia. Xamã de Tribal Burlesco.
Signos, símbolos, mitos e as antigas religiões matriarcais inspiraram personagens arquetípicos da esfera feminina e a dança como ritual se tornou a marca registrada da companhia.
O Sincretismo e a bricolagem são elementos fortemente percebidos nas composições coreográficas, nos figurinos, nas maquiagens e nas trilhas sonoras.
Juntos, os dois núcleos da Cia. Xamã somam apresentações e workshops em diversos estados brasileiros e em Buenos Aires, Argentina. O grupo foi pioneiro no estilo no Rio Grande do Norte e na cidade de Rio Claro/SP, e responsável pela disseminação do estilo na cidade de Brasília.
Premiada em importantes festivais, incluindo melhor bailarina e melhor grupo (CIAD 2010), a Companhia Xamã Tribal soma, atualmente, 11 integrantes no corpo de baile, além das colaboradoras na assessoria de imprensa e comunicação, assessoria de mídias sociais, núcleo de figurinos e iluminação digital.
Premiada em importantes festivais, incluindo melhor bailarina e melhor grupo (CIAD 2010), a Companhia Xamã Tribal soma, atualmente, 11 integrantes no corpo de baile, além das colaboradoras na assessoria de imprensa e comunicação, assessoria de mídias sociais, núcleo de figurinos e iluminação digital.
v PROJETO DE FORA ADENTRO
O projeto De fora adentro neste momento convida um grupo de artistas a pesquisar o ritmo das paisagens sonoras dos diversos corpos que compõem os bairros da cidade de Natal. Esta pesquisa tem como objetivo a criação do Espetáculo: cartografia dos sentidos- no ritmo da cidade. Resultado dele é o primeiro fragmento sobre o bairro da Ribeira, especificamente a Rua Chile. Plasticidade e rigidez, rusticidade e harmonia, silencio e ruído, cotidiano e arte aqui são interpretados e recriados em forma de dança, música e audiovisual.
DIREÇÃO: Maurício Panella
ELENCO: Ana Claudia Viana e Jaquilene Linhares- Intérpretes criadoras
MÚSICOS: Dudu Campos, Jailton Torres, Mazinho Viana
FIGURINO: Ed Soares
APOIO: EVUMEC- PARCERIA: ESPAÇO GIRA DANÇA- AGRADECIMENTOS: Arilma Soares
*O projeto De fora adentro- Natal, está vinculado ao NAC-UFRN (Núcleo de Arte e Cultura).
v Companhia Folcdança
A COMPANHIA “FOLCDANÇA” SURGIU EM NATAL NO DIA 29 DE ABRIL DE 2010, COM O INTÚITO DE RESGATAR ATRAVÉS DA DANÇA, O CONJUNTO DAS TRADIÇÕES E CRENÇAS DE UMA ÉPOCA OU REGIÃO, MOSTRANDO O QUANTO É RICA E BELA A NOSSA CULTURA. TÃO RICA E BELA QUE VAI BUSCAR NA ARTE A VALORIZAÇÃO DE UM PASSADO RESPLANDECENTE, REFLETIDO ATRAVÉS DO TALENTO DOS CORPOS, QUE NUMA CADÊNCIA CHEIA DE RITMOS E MOVIMENTOS CRIAM UMA HARMONIA PRÓPRIA, BAILANDO OS PASSOS QUE NOS LEVAM AO CAMINHO DA SUPERAÇÃO DE BARREIRAS E PRECONCEITOS... ACREDITANDO SEMPRE NA IMPORTÂNCIA DE UNIR A ARTE AO PRAZER DE VIVER...
ESSE É O INTÚITO MAIOR DO DIRETOR E COREÓGRAFO "ALEX DHEVAN" E DE TODOS QUE FAZEM A COMPANHIA FOLCDANÇA...
ESSE É O INTÚITO MAIOR DO DIRETOR E COREÓGRAFO "ALEX DHEVAN" E DE TODOS QUE FAZEM A COMPANHIA FOLCDANÇA...
QUE APRESENTARA AS COREOGRAFIAS DO “ROCK” E A REBELDE RUA AUGUSTA... E O “FORRÓ” SUPER TRADICIONAL EM TODO O MUNDO, GRAÇAS AO NOSSO SAUDOSO LUIZ GONZAGA.
v Nuriel el Nur
Fundadora e diretora da Tuareg Kasa do Oriente, principal escola especializada em Dança do Ventre em Natal, é renomada bailarina de nível internacional, professora e coreógrafa. Natural de Goiânia, reside em Natal desde 1997. Iniciou sua carreira em Dança do Ventre em 1994. Desde 2001 é bailarina da Casa de Chá de SP KHAN EL KHALILI e em 2006 foi a primeria do Nordeste a integrar o quadro das Bailarinas “Noites do Harém”. Já ministrou, organizou e participou de diversos eventos, festivais, espetáculos, workshops e cursos principalmente no Nordeste e Sudeste.Também participou do Festival Nile Group no Egito, em 2008 e 2010.
Nuriel El Nur irá apresentar uma improvisação de Dança Clássica Oriental com véu.Este estilo é o mais difícil dentro da música árabe e mostra uma das principais características da Dança do ventre que é a improvisação, onde a bailarina entra em sintonia com a música, ambiente e público carregando sua dança de emoção genuína e espontânea.
v Maculelê – Capoeira Nova União
A Escola de Capoeira Nova União - ECNU foi fundada dia 10/01/2001 pelo hoje Contra Mestre ''Junior Aranha'' e desde então tenta a cada dia ultrapassar barreiras de preconceito e descriminação contra a capoeira e suas ramificações.Procuramos resgatar os valores, ensinamentos e tradições de velhos mestres, tanto na capoeira Angola, quanto na capoeira Regional.
A escola vem crescendo e se desenvolvendo, dia a dia. Com Sede de treinos no Conjunto Panorama, zona norte de Natal tem por volta de 40 alunos, sendo 10 podendo fazer parte do grupo de shows.
Contra Mestre Junior Aranha tem 20 anos de capoeira sendo conhecido e todo RN e
em algumas cidades do Nordeste, e desenvolve esse trabalho com muito esforço e dedicação a 9 anos.
A escola vem crescendo e se desenvolvendo, dia a dia. Com Sede de treinos no Conjunto Panorama, zona norte de Natal tem por volta de 40 alunos, sendo 10 podendo fazer parte do grupo de shows.
Contra Mestre Junior Aranha tem 20 anos de capoeira sendo conhecido e todo RN e
em algumas cidades do Nordeste, e desenvolve esse trabalho com muito esforço e dedicação a 9 anos.
*Maculelê de Fogo -> Este será apresentado pelo grupo no DANÇA EM CONEXÃO
v [sí-la-bAs] c.dança
Direção Artística: Mauricio Motta
Fundada na Alemanha, no ano de 1996, a [sí-la-bAs] c. dança é uma companhia independente que procura construir uma linguagem própria a partir das estruturas cênicas desenvolvidas na dança-teatro. Através da união de diferentes influências e idéias, o projeto busca a criação de universos cênicos onde o questionamento das inter-relações humanas que presenciamos no dia a dia possa desenvolver-se de forma poética e abrangente.
Um dos objetivos da companhia é divulgar a metodologia da dança-teatro, uma forma cênica pouco explorada no Nordeste brasileiro, através de espetáculos e oficinas.
A quarta parede
Coreografia: Clébio Oliveira
Interpretado por Anízia Marques.
Inspirado nos sonhos enquanto experiência real e imaginária a um só tempo, ao tecer a fugacidade de sons e imagens que nos habitam segundo a gramática de desejos recalcados, sobre a concretude do corpo e seus processos bioquímicos.
v GRUPO PARAFOCLÓRICO DA UFRN
O Grupo Parafolclórico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte é um grupo de dança popular formado por alunos, funcionários e professores da UFRN, além de estudantes e da comunidade em geral. Nestes 20 anos de existência, o Grupo já atingiu um público estimado em mais de um milhão de pessoas, com seus 12 espetáculos produzidos. Em 2010 foi o único grupo brasileiro a representar o país no 8th China International Folk Art Festival, na República Popular da China , nas cidades de Suzhou e Pequim.
Hoje apresentaremos o maracatu que é um recorte do espetáculo Folguedos. Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e européia. Há uma presença forte de uma origem mística na maneira com que se dança o Maracatu. Os cortejos de maracatu são uma tentativa de refletir as antigas cortes africanas, que ao serem conquistados e vendidos como escravos trouxeram suas raízes e mantiveram seus títulos de nobreza, para o Brasil. O Cortejo é composto por uma bandeira ou estandarte abrindo as alas. Logo atrás seguem a dama de paço, que carrega a mística Calunga, representando todas as entidades espirituais do grupo. Atrás dela seguem as baianas e pouco depois a corte e o rei a rainha dos maracatus. O titulo de rei e rainha são passados de forma hereditária. Essa ala representa a parte da nobreza do maracatu.
v Gaya Cia. De Dança
A Gaya Dança Contemporânea nasceu em 1990 como um projeto de extensão do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a coordenação do Prof. Dr. Edson Claro.
Nos últimos 6 anos a Gaya vem investindo em um trabalho autoral, incentivando a produção em dança a partir do trabalho de pesquisa e criação coletiva nos quais os dançarinos possuem papel preponderante nos processos de criação dos espetáculos. Configura-se na atualidade como referência importante para a articulação da extensão com o ensino (Curso de Licenciatura em Dança) e pesquisa (Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas) no âmbito do Departamento de Artes. Tem como suporte teórico as pesquisas realizadas no Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação – CIRANDAR.
O grupo é formado por professores, alunos, servidores técnico-administrativos da UFRN e comunidade em geral. Dentre as ações desenvolvidas destaca-se: a oferta de oficinas de dança abertas a comunidade, a participação em eventos artísticos e científicos, a pesquisa acadêmica no âmbito da produção artística, a realização de temporadas de espetáculos, a formação bailarinos e de público para a dança.
Coordenação: Larissa Marques
Direção Artística: Larissa Marques
Assistente de Direção: Leila Araújo
Professores Colaboradores: Karenine Porpino e Lara Machado
Coreografia a ser apresentada: recorte do trabalho: Estudo 1- À mesa.
Coordenação: Larissa Marques
Direção Artística: Larissa Marques
Assistente de Direção: Leila Araújo
Professores Colaboradores: Karenine Porpino e Lara Machado
Coreografia a ser apresentada: recorte do trabalho: Estudo 1- À mesa.
Estudo 1- À mesa: “Espaço de sociabilidade, de degustação, de encontros e desencontros. Espaço de experienciar sabores e aromas diversos e de apoiar o corpo. Esse trabalho traz um pouco desse cenário do estar à mesa”.
Direção Artística: Larissa Marques
Coreografia: Larissa Marques e elenco
Concepção musical: Danúbio Gomes
Elenco: Alexandre Américo, Alexandre Beethoven, Jessica Cortés, Josie Pessoa, Melina Varela e Theo Macedo
Elenco: Alexandre Américo, Alexandre Beethoven, Jessica Cortés, Josie Pessoa, Melina Varela e Theo Macedo
v GRUPO DE DANÇA DA APABB
O Núcleo do Rio Grande do Norte da APABB, comemorando seus 15 anos este ano, funciona dentro do projeto Centro de Convivência Crescer, que conta com aproximadamente 80 usuários, onde no mesmo funcionam diversas oficinas como música, informática, arte, cultural, educação alimentar, e dança. As oficinas de dança ocorrem de segunda a sexta, ressaltando os diversos tipos de danças, os estilos e os movimentos culturais que marcaram as épocas, criando assim novas possibilidades de aprendizagem para o grupo.
Para este grupo uma montagem coreográfica é sempre um desafio, pois a memorização dos passos, o entendimento sobre lateralidade, espaço e tantas outras coisas que sabemos que precisamos para um bom desenvolvimento coreográfico, para estes bailarinos ocorre de forma mais lenta, e com isso, evidenciamos todos os momentos de ensaio, valorizando desta forma a individualidade de cada bailarino e a importância de que pessoas com deficiência intelectual, apesar das suas limitações também são capazes.
APABB – Associação de Pais Amigos e Pessoas com Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade.
GÊNERO: DANÇA DE RUA
NOME DA COREOGRAFIA: TÔ NA ÁREA
A coreografia é uma forma de integrar através da dança os bailarinos com deficiência intelectual a outras culturas.
COREOGRÁFA E PROFESSORA RESPONSÁVEL: SORAYA LIMA
BAILARINOS: MARCELO CÉSAR, LUIZ FELIPE, DANIEL LAWRENCE, THIAGO AUGUSTO, FELIPE RAMOS e LENISON VITOR
v UYRANDE
O Grupo de Dança Uyrande é um grupo independente formado por amantes e profissionais da dança e tem seus trabalhos com dança de salão, parafolclórica e contemporânea. Com dois anos de existência, o Uyrande tem por objetivo maior promover a qualidade de vida através da dança e a união entre os grupos artísticos potiguares. Os profissionais do Uyrande dão aulas no Studio Arte Movimento em Capim Macio.
O Uyrande vai apresentar: A Rosa, carimbó.
Direção: Djalma Júnior
Dançarinos: Pedro Nantes, Diana Filgueira, Angélica Oliveira e Djalma Júnior.
v Balé da Cidade do Natal
O Balé da Cidade do Natal, vinculado à Fundação Cultural Capitania das Artes, foi criado em 2002. Formado por bailarinos profissionais com atuação predominante na dança contemporânea, o Balé da Cidade do Natal tem priorizado a diversidade temática, a multiplicidade de linguagens e, principalmente, a qualidade em seu repertório. Sem esquecer, contudo, das suas responsabilidades sociais.
A Companhia desde cedo procurou manter um intercâmbio coreográfico com grandes nomes do cenário nacional e internacional, como Armando Duarte, Mário Nascimento, Luiz Arrieta, Marcelo Moacir, entre outros, mas procura ainda incentivar e investir em coreógrafos da terra, de onde já começam a surgir grandes talentos, inclusive dentro da própria Companhia.
Direção Geral: Fátima Sena
Direção Artística: Mauricio Motta
Maitre: Maésia Mendes
Título do trabalho: Encantaria
Coreografia: Anízia Marques
Interpretes
Anádria Rassine, Vanessa Oliveira, Álvaro Paraguai e João Alexandre
Figurino: Carlos Sérgio Borges
v Escola de Ballet Maria Cardoso
Iniciou as atividades em 2008, e neste mesmo ano apresentou os espetáculos Alma Cigana e Um Sonho Encantado. Nos anos seguintes, além dos espetáculos de amostra anual, participou de todos os festivais de dança promovidos em Natal e de festivais nacionais tais como: CBDD no Rio de Janeiro, Passo de Arte-Fortaleza e Indaiatuba-SP, em todos obtendo classificação excelente classificação.
Coreografias:
Ratinhas Meninas ( Trecho do Ballet “Na Cozinha do Castelo”)
Coreógrafa: Maria Cardoso
Dançam: Débora Pereira, Nathália Martins e Gabriela Lima
Fada das Migalhas (Trecho do Ballet “A Bela Adormecida”)
Coreógrafo: Marius Petipa
Dançam: Débora Pereira
v PROJETO AMDC - ARTE, MÚSICA, DANÇA E CULTURA
GRUPO: DROP´S STILE
TEMA: NORDESTE EM FOCO
COREOGRAFIA: O GRUPO
DURAÇÃO:
DIREÇÃO ARTÍSTICA: AINI ASHAKI E JULIANA BEZERRA(MADONNA)
APOIO: ASHAKI PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
RELEASE:
A movimentação coreográfica tem a Junção das Culturas de Rua( HIP HOP) e Nordestina, mostradas dentro de um contexto mais específico, com movimentações do Xaxado, Baião e Capoeira, além das expressões corporais teatrais e assim como, Cramp e B. Boying que são movimentações artísticas típicas do Hip Hop propriamente dito.
v Cia Contemporânea do TAM
v ANNIPORÃ
v Trupe de Sapateado da Studio Corpo de Baile
v Grupo Clássico da Studio Corpo de Baile